sexta-feira, 22 de maio de 2009

RN terá sete novos Cras; Casas das Famílias.

RN terá sete novos Cras; Casas das Famílias.

O Rio Grande do Norte ganhará sete novas Casas das Famílias, unidades referenciais na política de assistência social. A medida foi anunciada na última reunião da Comissão Intergestora Tripartite (CITE), semana passada, em Brasília, da qual participou o secretário estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Fernando Antonio Bezerra, um dos dois representantes do Nordeste na comissão - o outro é membro do Governo de Pernambuco. As novas unidades do CRAS - sigla para Ö Centro de Referência da Assistência Social, nome oficial das Casas das Famílias - serão instaladas nos municípios de Touros, Serra Caiada, Montanhas, Paraná, Coronel Ezequiel, Triunfo Potiguar e Tenente Ananias. Com os sete novos CRAS, o Rio Grande do Norte passará a contar com 77 unidades do órgão. Até 2010, o governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome (MDS), pretende cobrir 100% dos municípios brasileiros com o CRAS.
Esta semana, a Sethas vai marcar um encontro com os prefeitos e gestores da assistência social dos sete municípios potiguares contemplados para detalhar o processo de construção das Casas das Famílias. O cronograma de instalação dessas unidades depende ainda de homologação pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
O Cras é a porta de entrada do sistema público de assistência social. Por outro lado, abre novas oportunidades de trabalho para profissionais qualificados e estreita os laços institucionais entre o governo federal, o Governo do Estado e as prefeituras. A expectativa é que cada Cras incorpore pelo menos dois assistentes sociais e dois psicólogos a seu corpo funcional. Os centros fazem o atendimento e encaminhamento das famílias pobres a programas sociais do governo, além de oferecerem projetos de geração de trabalho e renda. No Rio Grande do Norte, são hoje 120 mil famílias atendidas, envolvendo não apenas as mais pobres e vulneráveis socialmente como os integrantes do Bolsa Família, idosos e portadores de deficiência. Integradas ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), as Casas das Famílias têm como finalidade atuar como porta de entrada para o atendimento social nos municípios. São espaços para receber as pessoas que buscam atendimento e encaminhá-las para a rede local de proteção social. A idéia é tornar suas unidades tão conhecidas nas comunidades quanto um centro de saúde ou uma escola. Em 2004, de acordo com o MDS, o número de Casas das Famílias praticamente dobrou, passando de 452 unidades para 901, presentes em 650 municípios. O investimento foi de R$ 54 milhões.

Tribuna do Norte. 22 de Maio de2009

Nenhum comentário: