terça-feira, 5 de maio de 2009

Prefeitura Reafirma Compromisso com a assistência Social.

A Prefeitura Municipal de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social abril solenemente na manhã desta Quinta-feira 30 de Abril as atividades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), em Apodi, A solenidade teve a participação do Secretario Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social Laete Oliveira, do Secretario Municipal de Administração e Planejamento Genilson Gurgel representando a prefeita Gorete Pinto, lideres comunitários, representantes de igrejas evangélicas alem dos coordenadores dos programas Peti,AABB Comunidade, Pro jovem Centro do Idoso, Centro de Saúde, Creas e ainda a presença de 150 famílias cadastrada no CRAS do bairro lagoa seca e adjacências, O CRAS, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, é o principal equipamento da política pública de assistência social, que visa a ofertar serviços, programas e benefícios às famílias em risco e vulnerabilidade Social. Os trabalhos de abertura foram conduzidos pelo coordenador administrativo do Cras Ismael Simão.
A Assistente Social Fabricia Câmara fez um relato de todas as atividades, cursos, treinamentos que serão realizados no CRAS no decorrer do ano de 2009. Garantir a universalização dos direitos sociais; contribuir com a inclusão das famílias nos programas sócias além de assegurar ações de assistência social centradas no fortalecimento da convivência familiar e comunitária. Esse é o objetivo do CRAS afirmou o Assistente Social Tiago Santiago Coordenador técnico dos profissionais do Cras.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Laete Oliveira, as atividades tiveram início em janeiro. “Para marcar oficialmente o início das atividades convocamos a comunidade e as famílias cadastradas para participar da abertura, mas os atendimentos já estão acontecendo no CRAS desde o inicio do ano··”. O CRAS é um equipamento público da assistência social que fortalece a implementação do Suas no Município de Apodi, o espaço favorece a disponibilização do direito público às famílias vulneráveis desta área de abrangência, sendo o Município parceiro nesta ação do Governo Federal, o Município de Apodi tem crescido muito na área social e obtivemos importantes avanços nestes primeiro meses do governo da prefeita Gorete, e queremos dar condições de desenvolvimento humano para todos os Apodiense esse é o desejo da Prefeita”, declarou o secretário Laete Oliveira.

O CRAS de Apodi tem uma área de abrangência nos bairros de Lagoa Seca, Baixa do Caic Bacurau II e Conjunto Garrilandia, e serão desenvolvidos Programas de Atenção Integral à Família (PAIF), de inclusão produtiva e projetos de enfrentamento à pobreza; grupos de convivência para idosos; serviços para crianças de 0 a 6 anos de idade, que visem ao fortalecimento dos vínculos familiares, o direito de brincar, ações de socialização e de sensibilização para a defesa dos direitos das crianças; serviços socioeducativos para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 24 anos de idade; benefícios eventuais e de prestação continuada; programas de transferência de renda; e grupos de incentivo ao protagonismo juvenil (Pro Jovem Adolescente).
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS),em Apodi conta com os seguintes profissionais
Equipe: Coordenador Administrativo: Ismael. Simão, Assistentes Sociais: Tiago Santiago e Fabricia Karem, Psicopedagoga: Suely. Recepcionista: Izaura Abília, Assistentes: Maria Rita e Andréia.
Funcionando na Rua Luiz Jacinto de Oliveira, 289 - Bairro Lagoa Seca, Apodi - Rio Grande do Norte, BrazilHorário de funcionamento – 8 às 17 horas, com intervalo para o almoço de segunda a sexta.



O Centro de Referência de Assistência Social de Apodi esta em Pleno Funcionamento.

Segunda - feira, 04 de Maio de 2009.

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) está em pleno funcionamento em Apodi. O mesmo visa levar serviços e projetos de proteção básica as pessoas que se encontra em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do acesso precário ou nulo aos serviços públicos e mesmo aqueles com vínculos familiares, comunitários e de pertencimento fragilizados pela vivência de situações com algum tipo de discriminação. O espaço serve para a implementação do PAIF (Programa de Atenção Integral à Família).
O Cras conta com a seguinte estrutura física, Salão para realização de cursos, salas e espaço reservado às crianças, sala para atendimento individual para o psicólogo e os assistentes sociais, tudo isso faz parte da estrutura de funcionamento do CRAS, tendo ao seu dispor alguns profissionais da área de saúde para o atendimento das pessoas. Como a cidade é classificada de “Pequeno Porte II”, para o projeto, a equipe é composta pelos seguintes profissionais. Ismael Simão da Silva, pedagogo Coordenador Administrativo, Fabricia Karem Câmara assistente social, Maria Suelly Souza Psicopedagoga, Tiago Santiago Dias assistente social e coordenador das atividades desenvolvidas pelos Profissionais técnicos do Cras . Equipe de Apoio Antonia Andréia de Oliveira, Isaura Abília Silveira e Maria Rita Cabral.
O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS é um espaço que visa contribuir para a efetivação da política de Assistência Social no Município de Apodi, enquanto política de direito da cidadania; sendo um programa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura Municipal de Apodi Gerenciado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social; este Centro foi oficialmente aberto no mês de Agosto de 2007, de inicio localizado na Rua Benjamim Constant nº 359 bairro: Centro hoje funcionando na Rua Luiz Jacinto, Nº 289 Bairro Lagoa Seca. O Cras conta com a seguinte Área de Abrangência Lagoa Seca, Baixa do Caic. Bacurau II, Conjunto Garilandia, e Áreas Adjacentes a estes bairros. O Horário de funcionamento é de segunda à sexta das 08:00 às 12:00, no turno da manhã, e das 14:00 às 17:00, pela tarde.

Equipe do Cras Ano 2009

Nenhum comentário: