quarta-feira, 13 de maio de 2009

Cras prepara ações para o segundo semestre de 2009

A equipe técnica do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Apodi está preparando os projetos que pretende desenvolver no segundo semestre deste ano, uma vez que o período de atividade deste primeiro semestre já está próximo de terminar, com o seu encerramento previsto para o final do mês de junho. As inscrições para os cursos e oficinas do segundo semestre de acordo com a equipe técnica do Cras de Apodi, serão realizadas através de convite aos interessados previamente cadastrados pela entidade, que passarão por uma triagem. O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) desenvolve trabalho específico com as gestantes, focando questões como a auto-estima, as transformações físicas e psicológicas advindas da gravidez e a relação afetiva com o bebê. Além de prestar um apoio psicológico às gestantes, estas recebem também qualificação para inserção no mercado de trabalho ou para a abertura de um negócio próprio, buscando a promoção do emprego e renda das novas famílias. Outro serviço prestado pelo Cras é a orientação para a confecção da documentação da mãe (quando esta não a possui) e da criança.
Através do Cras as futuras mães recebem ainda esclarecimentos sobre planejamento familiar, controle de natalidade e métodos contraceptivos. Esta orientação é importante para que as mães tenham uma exata idéia da responsabilidade de se constituir uma família e os cuidados que deve ter para não voltar a desenvolver uma gravidez inesperada ou não planejada, o que dificultaria a manutenção de uma condição digna de vida para todos os seus membros.
Palestras - Em paralelo ao trabalho integrado desenvolvido na sede do Cras o corpo técnico também realiza o mesmo atendimento, com as famílias da área de atuação do centro, que envolve os bairros Lagoa Seca Baixa do Caic e Conjunto Garrilandia, e outros bairros do entorno, buscando desenvolver nos cidadãos desta área valores sociais consistentes que permitam a sua plena integração na sociedade. Isto é feito através de palestras sócio-educativas, referentes aos benefícios que o governo federal mantém para as famílias de baixa renda, à questão da violência e ainda presta informações sobre os diferentes serviços que a prefeitura disponibiliza aos cidadãos nas suas diferentes secretarias.
O CRAS trabalha em parceria com as escolas que estão dentro de sua área de atuação realizando palestras no sentido de trabalhar temas do dia-a-dia do adolescente como: o perigo das substâncias entorpecentes e seus efeitos sobre o organismo, são feitas intervenções em grupo tratando de temas como as mudanças corporais na adolescência, através de palestras sobre a sexualidade na adolescência, identidade, projeto de vida, e expressão corporal através da dança e da capoeira. No que tange o financiamento de todas as atividades previstas para o segundo semestre, o Cras recebe recursos oriundos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), que deve ser utilizado, obrigatoriamente, com as famílias cadastradas no programa Bolsa Família e que já recebem o benefício, que é o caso de praticamente a totalidade das pessoas atendidas pelo Cras no município de Apodi..

Nenhum comentário: