sexta-feira, 2 de março de 2012

O CRAS E A POLITICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL



COMEMORAÇÃO DIA DAS CRIANÇAS



CURSO DE MECÂNCICA

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do SUAS, (Sistema Único de Assistencia Social); localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência.

Algumas ações da proteção social básica devem ser desenvolvidas necessariamente nos CRAS, como o Programa de Atenção Integral as Famílias (PAIF) outras, mesmo ocorrendo na área de abrangência desses centros, podem ser desenvolvidas fora de seu espaço físico, desde que a ele referenciadas.


(PAIF)

O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) expressa um conjunto de ações relativas à acolhida, informação e orientação, inserção em serviços da assistência social, tais como socioeducativos e de convivência, encaminhamentos a outras políticas, promoção de acesso à renda, acompanhamento sociofamiliar. O Paif visa Contribuir para a prevenção e o enfrentamento de situações de vulnerabilidade e risco social.Fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Promover aquisições sociais e materiais às famílias, com o objetivo de fortalecer o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades.

REUNIÃO COM FAMILIAS DO CRAS

Público:

População em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privaçãs.o ou ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, com vínculos familiares, comunitários e de pertencimento fragilizados e vivenciam situações de discriminação etária, étnica, de gênero ou por deficiências, entre outros.


Equipe de Referência do CRAS
O CRAS possui uma equipe de trabalhadores da política de assistência social responsáveis pelos serviços e projetos de proteção básica e pela gestão articulada no território de abrangência, são Psicologo,Pedagogo.Psicopedagogo e Assistentes Sociais,sempre sob orientação do gestor municipal. Esse conjunto de trabalhadores é denominado “equipe de referência”. Localizado nas áreas mais vulneráveis da cidade de Apodi, o CRAS trabalha com o apoio do MDS em parceria com a Prefeitura Municipal de Apodi, na responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. Nestes centros, são feitos o atendimento e encaminhamento da população pobre aos programas sociais do Governo Federal.

Benefícios:São mais de 500 famílias beneficiadas comos serviços do CRAS; aproximadamente duas mil pessoas beneficiadas por ano; diariamente 25 pessoas em media visitam o CRAS procurando informações dos serviços.

Ações desenvolvidas no CRAS.

Projeto Semente Cras.

Crianças. Faixa etária de 08 a 12 anos.
Projeto Esporte e Cidadania – Modalidade Capoeira.
Crianças Faixa etária de 08 a 14 anos.
Projeto Esporte e Cidadania. Modalidades Futebol e Basquet.Faixa etária de 12 a 14 anos.
Projeto Curso Inclusão Produtiva.
tapetes artesanal, pedreiro, eletricista, pintor, manutenção em celular, Biscuit, Manicure,Gerenciamento de Loja,Manutenção em Ar condicionado,Negociação em vendas,Mecânica em motores Diesel,Auto elétrica,Informática básica,Oficina SEBRAE Empreendedorismo ,outros.
Projeto Cras em Ação. Ação e Cidadania.

Serviços Oferecidos
Limpeza de Pele,Corte de cabelo,Escovas,Aplicação de Flúor, Distribuição de Kit Odontológico,Emissão de RG. Doação de Fotos ¾,,Estética facial, Carteira do Idoso.
Projeto Ciclo de Palestras.


Sede do Cras, Creche Sonho de crianças, Escola Sebastião Gomes, Gerson Lopes,Caic.

Serviços.

Cadastro do Bolsa Família, Cadastro de Famílias no Programa do Leite,atendimentos psicossocial .

Benefícios Eventuais.
cestas Básicas, passagens, enxoval, auxilio frauda e outros. (Com parecer Social dos Técnicos do Cras).

** Todo o trabalho visa promover a emancipação social das famílias, devolvendo a cidadania para cada um de seus membros.

EQUIPE TÉCNICA

Nome

Cargo

Função

Ismael Simão

Coordenador

Pedagogo

Fabricia Karen

Técnico

Ass. Social

Neide Ferreira

Técnico

Ass. Social

Sara Leny

Técnico

Psicopedagoga

Isaura Silveira

Técnico Adm.

Recepção

Maria Rita

Técnico Adm.

Aux. Adm.

Talyta Simeia

Aux. Adm.

Recepção






Território - (Área de Atuação).

Bairros de Lagoa Seca, Baixa do Caic, Garrilãndia e Bacurau II.

Horário: Segunda a Sexta - 8,30 ás 11,30 horas

14,30 ás 17,30 horas

Rua Adrião Bezerra 242

Bairro Lagoa Seca

Nenhum comentário: