terça-feira, 21 de setembro de 2010

Prefeitura de Apodi amplia intervenções sociais no município.




Apodi - Fruto da parceria com a Prefeitura Municipal de Apodi, a unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) que funciona no bairro lagoa seca, está levando acompanhamento socioassistencial para cerca de 450 famílias das localidades que integram a área de atuação do CRAS e adjacências, com serviços de assistência social, psicológica e encaminhamentos para outras unidades que integra os programas sociais da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.
O público-alvo são famílias em situação de pobreza, risco e vulnerabilidade social, através de palestras sobre cidadania e direitos sociais, oficinas e resgate da auto-estima, o coordenador do CRAS, Ismael Simão, disse que o serviço tem melhorado a vida de muitas pessoas, principalmente nas relações interpessoais entre pais e filhos.
Outro benefício para as famílias assistidas pela entidade é a inserção no mercado de trabalho através de cursos profissionalizantes em parcerias com entidades como: SESI,SENAI,SENAC,SENAR.. Os cursos são realizados de acordo com levantamento da demanda de mão-de-obra no mercado de trabalho, conforme o perfil desejado do trabalhador, abrindo assim novas perspectivas para pessoas que estão fora do mercado de trabalho. Neste ano já foram realizados os cursos de salgados e piça, manicure,corte e escova de cabelo e esta em andamento os cursos de pedreiro e pintor.
O CRAS faz parte da Política Nacional de Assistência Social e tem como objetivo complementar a proteção social às famílias, criando meios de garantir a convivência familiar e comunitária e condições de inserções e permanência dos jovens no convívio familiar; esta ligado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e tem total apoio da Prefeita Gorete Silveira,que não tem medido esforço para apoiar os programas sócias conveniados com a Prefeitura de Apodi.

Por Ismael Simão.

Nenhum comentário: