sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A importância do CRAS para a Proteção Social e Para as Famílias

Ação e Cidadania na CDP Apodi
Ação e Cidadania na CDP Apodi
Ação e Cidadania na CDP
É por meio do CRAS que a proteção social da assistência social se materializa e se aproxima da população, reconhecendo a existência das desigualdades sociais e a importância de políticas sociais para reduzir essas desigualdades, pois previnem situações de vulnerabilidade e risco social, bem como identificam e estimulam as potencialidades locais, modificando a qualidade de vida das famílias que vivem nessas localidades.

O CRAS - Centro de Referência de Assistência Social; é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e Distrito Federal. Caracteriza – se como a principal porta de entrada do SUAS, ou seja, é uma unidade que propicia o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social de assistência social. O CRAS trabalha com o apoio da Prefeitura Municipal de Apodi, gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.

Levar o atendimento às pessoas que mais precisam é o objetivo da prefeitura Municipal de Apodi, que tem investido fortemente na área social através de programas e ações que visam o atendimento das famílias com necessidades sociais, bem como o acompanhamento constante de profissionais da área. Prova disso são os serviços e as ações desenvolvidas nos Cras. O município de Apodi conta com duas unidades do Cras uma localizada na Rua Adrião Bezerra 282 Bairro Lagoa Seca outra no Distrito de Soledade e em breve o município estará recebendo um Cras Itinerante devido a extensão territorial do Município

Capacidade de atendimento do CRAS Urbano Lagoa Seca

A capacidade de atendimento do CRAS varia de acordo com o porte do município e com o número de famílias em situação de vulnerabilidade social, conforme documento estabelecido na NOB-SUAS. Estima-se a seguinte capacidade de atendimento, por área de abrangência do CRAS: no caso do município de Apodi; O cras lagoa seca esta situado em território referenciado com população de 20 a 50 mil habitantes situado em território referenciado por até 3.500 famílias - capacidade de atendimento: até 750 famílias/ano; qualificado de porte II. São muitos os benefícios e os serviços que o Cras presta as famílias carentes de Apodi, veja um resumo dos serviços e atividades realizadas e desenvolvidas no CRAS durante o ano de 2011.

AÇÕES E SERVIÇOS DESENVOLVIDAS NO CRAS EM 2011.

Curso de Inclusão Produtiva

Manicure 20 Participantes

Gerenciamento de Loja 20 Participantes

Manutenção em Ar condicionado 20 Participantes

Negociação em vendas 20 Participantes

Mecânica em motores Diesel 20 Participantes

Auto elétrica 20 Participantes

Informática básica – Parceria Sindicato Rural Patronal 50 Participantes

Oficina SEBRAE Empreendedorismo – Parceria Cras 60 Participantes

Cursos de Culinária Parceria SENAR Cras 45 Participantes

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Benefícios Eventuais (cestas Básicas,passagens,enxoval,auxilio frauda e outros) Com parecer Social dos Técnicos do Cras – 42 atendimentos

Carteira do Idoso 64 atendimentos

Visitas domiciliares realizadas pelos técnicos atendendo a Promotoria e o Conselho Tutelar 36 atendimentos

Doação de documentos RG ( 1ª 2ª e 3ª v ia) 350 atendimentos

Cadastro do Bolsa Família 385 atendimentos

Cadastro de Famílias no Programa do Leite 578 atendimentos

Ação Cidadania Parceria CDP de Apodi 378 atendimentos

Ação Cidadania Parceria Inst. Mãos Que Tocam 512 atendimentos

ATIVIDADES LÚDICAS E SOCIAIS.

Grupo de pais 20 Participantes

Grupo de Crianças 30 Participantes

Três Palestras nas Escolas media de 25 alunos por palestras - Temática:Sexualidade,Drogas e ECA participação do Conselho Tutelar.

Festividades do dia das crianças. 100 Crianças do Cras

Festividades do dia das mães 50 mães do CRAS.

Festividades Juninas.

1.852 Pessoas passaram pela sede do Cras Lagoa Seca, desse total 892 famílias foram beneficiadas com os serviços do Cras. São esses serviços que contribui com a política de assistência social no nosso município.

Veja Algumas Imagens dos Serviços do CRAS Lagoa Seca

Atividades Ludicas

Atendimento as Familias

Curso de Informatica Basica

Dia das Crianças

Dia das Crianças

Dia das Mães

Dia das Mães

Palestra nas Escolas

Gerenciamento de Loja

Gerenciamento de Loja

Curso Injeção Eletronica

Curso Auto Elétrica


Nenhum comentário: