terça-feira, 21 de setembro de 2010

Destaque do portal de noticias. www.noticiasdorn.com.br/ Falando em APODI: Programa Cras leva Cultura da Capoeira as Escolas de Apodi.



APODI - Integração cultural é o que vem ocorrendo no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro Lagoa Seca, mantido pela Prefeitura Municipal de Apodi, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social.

A equipe do CRAS de Apodi promoveu na tarde desta quinta-feira dia 02/09, na Escola Estadual Sebastião Gomes de Oliveira no Distrito Rural de Melancias, mais uma etapa do Programa Cras nas Escolas, onde são levados para a comunidade escolar, palestras e informações, alem de diversidade cultural onde cerca de 80 alunos assistirão uma apresentação cultural do Grupo da Associação de Capoeira Apodi, que tem parceria e apoio do (Cras) Lagoa Seca.

A apresentação teve a temática voltada para a diversidade cultural. Segundo o coordenador do Cras de Lagoa Seca, Ismael Simão, a intenção da apresentação é fazer a integração, a ressocialização do jovem e não o segregamento. "A idéia de integrar a cultura popular presente no nosso dia-a-dia", comentou Ismael que destacou a importância da capoeira para difundir a técnica e a cultura no município de Apodi.

Através da capoeira, o Cras de Apodi visa promover a integração social e familiar; proporcionando o desenvolvimento lúdico físico e social através da pratica esportiva e da cidadania como um recurso social de convivência e saúde. O projeto visa também estabelecer conceitos éticos e morais, agrupando crianças jovens e adultas numa atividade que supra o ócio, oferecendo um lazer para a pratica corporal e estimulando a comunhão a convivência e a cidadania nas comunidades da área de abrangência do Cras – Centro de Referencia da Assistência Social.

Segundo ainda Ismael Simão, há vagas disponíveis para os jovens que desejarem participar do grupo de Capoeira do CRAS; as inscrições podem ser feitas no (Cras) Apodi na Rua Luiz Jacinto 289 Bairro Lagoa Seca. Podem participar jovens com idade entre 12 a 16 anos e beneficiários do Programa Bolsa Família.

O CRAS faz parte da Política Nacional de Assistência Social e tem como objetivo complementar a proteção social às famílias, criando meios de garantir a convivência familiar e comunitária e condições de inserções e permanência dos jovens no convívio familiar.


ENCONTRO

CRAS de Apodi realizara II encontro do projeto "Serviço de Convivência Social Pais e Filhos

APODI – O Centro de Referência de Assistência Social(Cras), estará realizando no próximo dia 14 de setembro, o segundo encontro do projeto "Serviço de Convivência Social pais e filhos".

Segundo o coordenador do Cras, professor, Ismael Simão, o projeto trata - se de um programa de acompanhamento entre pais e filhos que é realizado todos os meses na sede do CRAS no bairro Lagoa Seca – Apodi.

"O objetivo do encontro é estimular a relação afetiva entre pais e filhos com momentos de brincadeiras e dinâmicas de grupo, Esse é o principal objetivo do projeto que esta sendo desenvolvidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Apodi", comentou Ismael Simão.

Ainda de acordo com Ismael Simão, a proposta é resgatar e estimular a união de pais e filhos nas brincadeiras e melhorar a estrutura familiar, com melhor entendimento entre ambos. A reestruturação da família para combater problemas como a violência é hoje um dos principais desafios da sociedade. Através da brincadeira, por exemplo, a criança exterioriza muitos sentimentos e características da personalidade.

O Cras tem desenvolvido um trabalho em Apodi com a finalidade de obter um fortalecimento de vínculo e desenvolvimento das crianças. O encontro servirá para a identificação da realidade social das famílias. Esse projeto cria uma interação entre pais e filhos, com serviço de convivência para que o CRAS conheça as famílias para a aplicação do PAIF – Programa de Atenção Integral à Família.


www.noticiasdorn.com.br/


Nenhum comentário: