quarta-feira, 9 de junho de 2010

Cidadania : CRAS envolve a família em cursos e palestras


O Cras Apodi Atendeu durante o ano de 2009 2.337 pessoas Beneficiadas na sua área de referencia. São pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, entre jovens e adultos, o Centro de Referência da Assistência Social I (CRAS I) do bairro lagoa seca, mantido pela Prefeitura Municipal de Apodi, faz jus ao nome. As atividades desenvolvidas sejam de qualificação profissional, artísticas e de prevenção às doenças e drogas, estão transformando a vida de famílias da área de atuação do Cras.

O município de Apodi conta com duas unidades do CRAS – a segunda fica no distrito de solidade, tem como coordenador Marcilio Reginaldo – a prefeita Professora Gorete Silveira afirmou que esta tem sido uma das prioridades do seu governo investir no social. O CRAS atende comunidades de baixa renda ou consideradas em situação de risco, já assistidas por algum programa do Governo Federal. É o espaço onde acontece o Programa de Atenção Integral à Família (PAF).

Em atividade desde 2007, o CRAS I urbano atende famílias dos bairros de lagoa seca, baixa do caic,bacural II e conjunto garilandia. Entre as principais ações estão os cursos de inclusão produtiva para os usuários e integrantes do Bolsa Família. Os projetos desenvolvidos nos CRAS I e II, traduz o sucesso do programa e o resgate da cidadania, ensinando ofícios que vão ajudar na geração de renda e promover o bem-estar.“Aqui procuramos mostrar uma outra realidade para estas pessoas”, explica o coordenador do centro, o pedagogo Ismael Simão.

Novos cursos – Além dos cursos de inclusão produtiva realizados no ano passado, estão sendo realizados neste mês de junho de 2010 os cursos de manicure e corte de cabelos e escovas alem de outros que estão previsto para ser realizado esse ano.

Palestras - o CRAS realiza palestras nas escolas e associações de bairros sobre os mais diversos temas, como sexualidade, planejamento familiar, violência e drogas, e conta com oficinas de dança (capoeira) para crianças, adolescentes . Também trabalha com grupo de crianças, com atividades manuais, motivando a coordenação motora e a memória.

As atividades no CRAS I são desenvolvidas pelos profissionais: Fábrica Karem – Assistente Social, Tiago Santiago - Assistente Social, Suely Verissimo- Psicopedagoga, Ismael Simão - Pedagogo. Também integram a equipe os assistentes administrativos Isaura Silveira,Maria Rita,Talyta Marrocos e Andrea Noronha.

Estas são algumas das ações desenvolvidas no CRAS durante o ano de 2009.

• Cadastramento das Famílias 187.
• Distribuição de 150 cestas Básica.
• Atendimento Psicosocial media de 20 por Semana. 80 Por Mês e 480 por Ano
• Visitas Domiciliares.153
Projeto Semente Cras. 25 Crianças.
Projeto Esporte e Cidadania – Pratica da Capoeira. 45 crianças envolvidas.
Projeto Esporte e Cidadania basquete –35 crianças envolvidas.
Projeto Curso de Tapeçaria Artesanal. Total de Participantes: 20 Alunos
Projeto Casamento Coletivo. 10 Casais Envolvidos
Projeto Ação e Cidadania – Cras em Ação. 1.032 atendimentos

Projeto Ciclo de Palestras. 200 pessoas ouvinte

Total de 2.337 pessoas Beneficiadas na área de referencia do Cras I Apodi

Nenhum comentário: