sexta-feira, 11 de junho de 2010

RN ganha expansão de serviços de Assistência Social


Durante a Comissão Intergestores Tripartite (CTI), realizada na última terça (08) em Brasília, para a expansão do cofinanciamento federal de serviços socioassistenciais em 2010, o Rio Grande do Norte foi contemplado com a destinação de recursos para a instalação de 28 novos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e 17 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

Com a implantação de todas as unidades previstas na expansão, o Rio Grande do Norte contabilizará o total de 55 CREAS e de 213 CRAS distribuídos em 167 municípios. “A expansão, que será executada pelos municípios, com a avaliação e monitoramento do Estado é um ganho para a assistência social no RN. Os CREAS e CRAS são a porta de entrada para as ações do Sistema único de Assistência Social (SUAS)”, destaca a secretaria-adjunta de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Maria José de Medeiros, presente no encontro, como representante do RN.

Os CRAS são unidades públicas que coordenam as ações do município destinadas à prestação de serviços e programas socioassistênciais da proteção social básica a famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Os CREAS desenvolvem as ações de proteção especial a famílias e indivíduos em situação de violação de direitos, como violência, abuso e exploração sexual.

Por Agência RN

Nenhum comentário: