quarta-feira, 20 de junho de 2012

CRAS - Grupo de convivência e fortalecimento de vínculos



Todo mundo tem ou teve um problema pessoal ou familiar, ou mesmo já  sentiu a necessidade de ter alguma ajuda para viver melhor.  Para atender a essas pessoas com um pouco mais de atenção, a Prefeitura Municipal de Apodi, dispõe de um serviço especializado em atendimento  psicossocial.  O  CRAS - Centro  de Referência de Assistência Social  é essa unidade da política de assistência social do  Suas (Sistema Único de Assistência Social).  Desde o início de 2009, o  CRAS- do Bairro Lagoa Seca, criou e acompanha grupos de convivências  pais e filhos, com crianças na faixa etária de 4 a 6 anos de idade, os encontros são semanais. O GCFV (Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) tem como objetivo principal acompanhar crianças  incentivando a execução de atividades lúdicas e estimulando o desenvolvimento motor, intelectual, psicológico e social.   

 No dia 24 de maio foi realizado mais uma etapa do encontro do Grupo de convivência pais e filhos, sendo desenvolvidos  Atividades lúdicas  Teatro com Fantoches, para As famílias que estão inseridas no Grupo “Pais e filhos”;atividade desenvolvida pela equipe técnica do Cras formada pelos profissionais: Sonara (Psicóloga), Sara (psicopedagoga), Fabricia (Assistente Social), Jorgeanni (estagiária de psicologia) e Gilvaneide (estagiária de Serviço Social).  Objetivo desse encontro é Problematizar a questão dos limites vivenciada no ambiente familiar, e na escola,  possibilitando um espaço de reflexão na convivência de pais e filhos.   A equipe técnica do CRAS  executa as atividades com as crianças todas as terças e  quintas  a tarde.

O CRAS é a porta de entrada para os programas sociais, e os atendimentos têm ajudado muita gente, além de contribuir para a melhoria na qualidade de vida e geração de renda.    O  CRAS oferecem encaminhamentos para saúde, educação e  inserção nos programas de benefícios sociais, como o Bolsa Família, atendimento às pessoas idosas e com deficiência.

Por: Ismael Simão.


Nenhum comentário: