





Durante a Comissão Intergestores Tripartite (CTI), realizada na última terça (08) em Brasília, para a expansão do cofinanciamento federal de serviços socioassistenciais em 2010, o Rio Grande do Norte foi contemplado com a destinação de recursos para a instalação de 28 novos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e 17 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
Com a implantação de todas as unidades previstas na expansão, o Rio Grande do Norte contabilizará o total de 55 CREAS e de 213 CRAS distribuídos em 167 municípios. “A expansão, que será executada pelos municípios, com a avaliação e monitoramento do Estado é um ganho para a assistência social no RN. Os CREAS e CRAS são a porta de entrada para as ações do Sistema único de Assistência Social (SUAS)”, destaca a secretaria-adjunta de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Maria José de Medeiros, presente no encontro, como representante do RN.
Os CRAS são unidades públicas que coordenam as ações do município destinadas à prestação de serviços e programas socioassistênciais da proteção social básica a famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Os CREAS desenvolvem as ações de proteção especial a famílias e indivíduos em situação de violação de direitos, como violência, abuso e exploração sexual.
Por Agência RN

APODI – Dentro do projeto de qualificação profissional da Prefeitura do Apodi dezenas de jovens vêm sendo qualificados através dos cursos realizados pela municipalidade em varias áreas de prestação de serviço, alimentos, segurança, primeiros socorros dentre outros.O município de Apodi conta com duas unidades do CRAS – a segunda fica no distrito de solidade, tem como coordenador Marcilio Reginaldo – a prefeita Professora Gorete Silveira afirmou que esta tem sido uma das prioridades do seu governo investir no social. O CRAS atende comunidades de baixa renda ou consideradas em situação de risco, já assistidas por algum programa do Governo Federal. É o espaço onde acontece o Programa de Atenção Integral à Família (PAF).
Em atividade desde 2007, o CRAS I urbano atende famílias dos bairros de lagoa seca, baixa do caic,bacural II e conjunto garilandia. Entre as principais ações estão os cursos de inclusão produtiva para os usuários e integrantes do Bolsa Família. Os projetos desenvolvidos nos CRAS I e II, traduz o sucesso do programa e o resgate da cidadania, ensinando ofícios que vão ajudar na geração de renda e promover o bem-estar.“Aqui procuramos mostrar uma outra realidade para estas pessoas”, explica o coordenador do centro, o pedagogo Ismael Simão.
Novos cursos – Além dos cursos de inclusão produtiva realizados no ano passado, estão sendo realizados neste mês de junho de 2010 os cursos de manicure e corte de cabelos e escovas alem de outros que estão previsto para ser realizado esse ano.
Palestras - o CRAS realiza palestras nas escolas e associações de bairros sobre os mais diversos temas, como sexualidade, planejamento familiar, violência e drogas, e conta com oficinas de dança (capoeira) para crianças, adolescentes . Também trabalha com grupo de crianças, com atividades manuais, motivando a coordenação motora e a memória.
As atividades no CRAS I são desenvolvidas pelos profissionais: Fábrica Karem – Assistente Social, Tiago Santiago - Assistente Social, Suely Verissimo- Psicopedagoga, Ismael Simão - Pedagogo. Também integram a equipe os assistentes administrativos Isaura Silveira,Maria Rita,Talyta Marrocos e Andrea Noronha.
Estas são algumas das ações desenvolvidas no CRAS durante o ano de 2009.
• Cadastramento das Famílias 187.
• Distribuição de 150 cestas Básica.
• Atendimento Psicosocial media de 20 por Semana. 80 Por Mês e 480 por Ano
• Visitas Domiciliares.153
Projeto Semente Cras. 25 Crianças.
Projeto Esporte e Cidadania – Pratica da Capoeira. 45 crianças envolvidas.
Projeto Esporte e Cidadania basquete –35 crianças envolvidas.
Projeto Curso de Tapeçaria Artesanal. Total de Participantes: 20 Alunos
Projeto Casamento Coletivo. 10 Casais Envolvidos
Projeto Ação e Cidadania – Cras em Ação. 1.032 atendimentos
Projeto Ciclo de Palestras. 200 pessoas ouvinte
Total de 2.337 pessoas Beneficiadas na área de referencia do Cras I Apodi