


Durante a Comissão Intergestores Tripartite (CTI), realizada na última terça (08) em Brasília, para a expansão do cofinanciamento federal de serviços socioassistenciais em 2010, o Rio Grande do Norte foi contemplado com a destinação de recursos para a instalação de 28 novos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e 17 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
Com a implantação de todas as unidades previstas na expansão, o Rio Grande do Norte contabilizará o total de 55 CREAS e de 213 CRAS distribuídos em 167 municípios. “A expansão, que será executada pelos municípios, com a avaliação e monitoramento do Estado é um ganho para a assistência social no RN. Os CREAS e CRAS são a porta de entrada para as ações do Sistema único de Assistência Social (SUAS)”, destaca a secretaria-adjunta de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Maria José de Medeiros, presente no encontro, como representante do RN.
Os CRAS são unidades públicas que coordenam as ações do município destinadas à prestação de serviços e programas socioassistênciais da proteção social básica a famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Os CREAS desenvolvem as ações de proteção especial a famílias e indivíduos em situação de violação de direitos, como violência, abuso e exploração sexual.
Por Agência RN
O município de Apodi conta com duas unidades do CRAS – a segunda fica no distrito de solidade, tem como coordenador Marcilio Reginaldo – a prefeita Professora Gorete Silveira afirmou que esta tem sido uma das prioridades do seu governo investir no social. O CRAS atende comunidades de baixa renda ou consideradas em situação de risco, já assistidas por algum programa do Governo Federal. É o espaço onde acontece o Programa de Atenção Integral à Família (PAF).
Em atividade desde 2007, o CRAS I urbano atende famílias dos bairros de lagoa seca, baixa do caic,bacural II e conjunto garilandia. Entre as principais ações estão os cursos de inclusão produtiva para os usuários e integrantes do Bolsa Família. Os projetos desenvolvidos nos CRAS I e II, traduz o sucesso do programa e o resgate da cidadania, ensinando ofícios que vão ajudar na geração de renda e promover o bem-estar.“Aqui procuramos mostrar uma outra realidade para estas pessoas”, explica o coordenador do centro, o pedagogo Ismael Simão.
Novos cursos – Além dos cursos de inclusão produtiva realizados no ano passado, estão sendo realizados neste mês de junho de 2010 os cursos de manicure e corte de cabelos e escovas alem de outros que estão previsto para ser realizado esse ano.
Palestras - o CRAS realiza palestras nas escolas e associações de bairros sobre os mais diversos temas, como sexualidade, planejamento familiar, violência e drogas, e conta com oficinas de dança (capoeira) para crianças, adolescentes . Também trabalha com grupo de crianças, com atividades manuais, motivando a coordenação motora e a memória.
As atividades no CRAS I são desenvolvidas pelos profissionais: Fábrica Karem – Assistente Social, Tiago Santiago - Assistente Social, Suely Verissimo- Psicopedagoga, Ismael Simão - Pedagogo. Também integram a equipe os assistentes administrativos Isaura Silveira,Maria Rita,Talyta Marrocos e Andrea Noronha.
Estas são algumas das ações desenvolvidas no CRAS durante o ano de 2009.
• Cadastramento das Famílias 187.
• Distribuição de 150 cestas Básica.
• Atendimento Psicosocial media de 20 por Semana. 80 Por Mês e 480 por Ano
• Visitas Domiciliares.153
Projeto Semente Cras. 25 Crianças.
Projeto Esporte e Cidadania – Pratica da Capoeira. 45 crianças envolvidas.
Projeto Esporte e Cidadania basquete –35 crianças envolvidas.
Projeto Curso de Tapeçaria Artesanal. Total de Participantes: 20 Alunos
Projeto Casamento Coletivo. 10 Casais Envolvidos
Projeto Ação e Cidadania – Cras em Ação. 1.032 atendimentos
Projeto Ciclo de Palestras. 200 pessoas ouvinte
Total de 2.337 pessoas Beneficiadas na área de referencia do Cras I Apodi