quinta-feira, 31 de maio de 2012

CRAS recebe nota nove em avaliação de desenvolvimento do MDS.


O CRAS Lagoa Seca Apodi,  recebeu  nota nove de avaliação no Índice de Desenvolvimento dos Centros de Referências de Assistência Social.  A entidade é uma unidade da Rede de Proteção Social Básica, que através de serviços e ações, procura desenvolver atividades com a finalidade de desenvolver o fortalecimento de vínculos, oferta de oficinas e cursos profissionalizantes, palestras e ações preventivas para as famílias incluídas nos Programas Sociais, através de recursos oriundos do município, CRAS, Programa de Atendimento Integral a Família-PAIF, Projovem Adolescente e Índice de Gestão Descentralizada-IGD Bolsa Família.
 
O CRAS, Lagoa Seca Apodi, atende em média 200 pessoas mensalmente, entre beneficiários dos  Programas Sociais. São  desempregados, famílias  em situação de vulnerabilidade,  com vínculos sociais quebrados,famílias com pessoa dependentes químicos e usuárias de drogas,orientação para cumprimento das condicionalidades do bolsa Famia.  Essa pessoas são inseridos em Programas como: Bolsa Família,peti,Projovem ou Projetos oferecidos pela Unidade.
A Nota 9  estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome,obedecem os critérios de avaliação do MDS, que fiscaliza as unidades dos CRAS.   As Dimensões foram avaliadas em quatro índices, o mais alto é o SUPERIOR, seguida de SUFICIENTE, REGULAR e o mais baixo, INSUFICIENTE.
Dimensão Horário de Funcionamento

Dimensão de Estrutura Física
Dimensão de Atividades Realizadas
Dimensão de Recursos Humanos
IDCRAS
Suficiente
Suficiente
Superior
Suficiente
Nota 9
O IDCRAS é um indicador que tem por objetivo sistematizar as características de funcionamento dos CRAS e é composto por indicadores dimensionais, sendo eles: atividades realizadas, Cursos de Geração Produtiva,horário de funcionamento, recursos humanos e estrutura física.
Atualmente Apodi conta com duas unidades do  CRAS, um na zona Urbana no bairro Lagoa Seca, outro na zona rural no distrito de solidade;  distribuídos nos pontos estratégicos para um melhor atendimento à comunidade. De acordo com o Coordenador Ismael Simão, os CRAS vem atuando de forma descentralizadora, levando até as pessoas em situação de vulnerabilidade, os atendimentos necessários para uma melhora significativa de qualidade de vida.   O resultado do MDS  é a resposta de um trabalho em conjunto articulado da administração municipal,  que refletem a consolidação do SUAS no município. Apodi  está de parabéns, passa a ser referência em Assistência Social

Nenhum comentário: