Apodi – Com o propósito de descentralizar as ações e os serviços que são executados no Centro de Referencia da Assistencia Social (CRAS). A equipe do CRAS promoveu nesta quinta-feira, dia 19/08, na Escola Estadual Sebastião Gomes de Oliveira na comunidade do distrito de melancias, mais uma rodada de palestras dirigidas a comunidade escolar. Com o tema: Sexualidade e Gravidez na Adolescência. A palestra tem o objetivo de Promover no adolescente um comportamento responsável no que se refere ao sexo, à prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), e o adiamento da idade do início da atividade sexual, além de trazer informações para o adolescente; Reduzir o percentual de gravidez precoce e indesejada entre adolescentes nas escolas, Sensibilizar pais, educadores, líderes a comunidade e o grupo alvo sobre os impactos do problema da gravidez precoce para o indivíduo, para a família e para o desenvolvimento da comunidade além de Conhecer, estatisticamente, as causas da gravidez precoce, identificando grupos e setores mais vulneráveis. A palestra foi conduzida pelos técnicos do Cras a Assistente Social Fabricia Karem, a psicopedagoga Suely Veríssimo além do coordenador do Cras o pedagogo Ismael Simão. A ação descentralizada também procura interiorizar e tornar mais conhecido o trabalho do Cras. O objetivo do órgão é instrumentalizar para superação de adversidades por meio de ações psicossociais de resgate da auto-estima e fortalecimento do convívio familiar e comunitário. O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal. É o órgão responsável pelo atendimento às famílias e aos indivíduos que estão em situação de risco e vulnerabilidade social.
APODI – integrantes do Programa Bolsa Família foram capacitados através do curso de manicura e pedicure, oferecidos à população apodiense pelo Centro de Referencia da Assistência Social - CRAS, via Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. O curso foi realizado através da parceria Prefeitura de Apodi e SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. A solenidade de enceramento do curso aconteceu nesta terça dia 17/08 as 9:00 horas da manhã, no centro de inclusão produtiva do trabalhador da prefeitura municipal de Apodi, e contou com a presença dos concluintes do curso acompanhados dos seus familiares.
A solenidade ainda contou com a presença da prefeita Goreti Silveira, da secretaria de Educação professora, Raimunda Freire, Secretário da Assistência e Desenvolvimento Social, Antonio Laete Oliveira, coordenadores do CRAS de Soledade, Marcilio Reginaldo, Cras de Apodi, Ismael Simão, Edvar Mendes do Centro do Idoso, dentre varias outras autoridades do município. O representando do SENAC Secção de Mossoró, a professora do curso Macia Lopes
O Secretário da Assistência e Desenvolvimento Social, Antonio Laete Oliveira, falou da importância das parcerias que possibilitaram a capacitação de alunos para o referido curso. “Estamos felizes hoje ao concluir mais uma etapa importante da gestão da prefeita Goreti”. Com essa importante capacitação estaremos gerando renda para essas familias carentes do município;é importante lembrar que essas parcerias têm acontecido devido ao apoio que temos recebido da prefeita Goreti e de parceiros como o SESI, SENAC E SENAI, que têm disponibilizados seus técnicos para que possamos capacitar pessoas.
A prefeita goreti falou que não tem medido esforços para atender os pleitos da secretaria de promoção social, pois sabe da importância que tem para o município de Apodi a política de Assistencia Social. “esse é o melhor caminho destacou a prefeita goreti”. Os novos profissionais receberão embreve da Prefeitura Municipal de Apodi um kit com todas as ferramentas necessárias para desenvolver sua atividades profissionais.
SERVIÇOS OFERECIDOS NO CRAS – DE APODI
CRAS / atividades desenvolvidas:
• Atendimento psicossocial às famílias;
• Inserção das famílias em benefícios, programas e projetos (Inclusive geração de renda);
• Elaboração de laudo, relatório e parecer psicossocial;
• Atividades sócio-educativas;
• Acompanhamento rotativo às famílias;
• Visitas domiciliares e institucionais;
• Suporte técnico aos programas sociais. ;
• Palestras sócio-educativas (Saúde e Educação)
PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA - CRAS Tratamento das Famílias ou Indivíduos em situação de
• Vulnerabilidade social;
• Privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos);
• Fragilização de vínculos afetivos (relacionais e de pertencimento social).
O Cras ( Centro de Referencia da Assistência Social) de Apodi, promoveu nesta segunda -feira, dia 16/08, na Escola Estadual Professora Alvanir de Freitas Dias (Caic), mais uma rodada de palestras dirigidas a estudantes Professores e a comunidade em geral. A palestra foi conduzida pelos técnicos do Cras a Assistente Social Fabricia Karem, a psicopedagoga Suely Veríssimo além do coordenador do Cras o pedagogo Ismael Simão. Com o tema: Drogatização na família e na comunidade. A palestra tem o objetivo de formar multiplicadores de orientações acerca da prevenção ao uso de drogas, e é dirigida às entidades e Conselhos Municipais, Agentes Comunitários de Saúde, professores e demais interessados. “Esta ação visa a promover a conscientização da comunidade de uma forma geral acerca dos malefícios da droga nas relações humanas, no comportamento entre o usuário e a família, a sociedade, os amigos, e os reflexos comprometedores da droga nos estudos, na saúde, na família e no futuro dos jovens.” Afirma Ismael Simão Coordenador do Cras Apodi.
O Cras (Centro de Referencia da Assistência Social) de Apodi, atua junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, que tem a frente o Secretario Laete Oliveira. O Cras é um Programa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura Municipal de Apodi. A Prefeita Goreti Silveira tem dado total apoio as questões sociais do município, incentivando não só o Cras mais os demais Programas Sociais como: Peti, AABB Comunidade, ProJovem, Creas e Centro do Idoso, todos vinculado a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.
APODI – 20 pessoas integrantes do Programa Bolsa Família foram capacitada através do curso de corte e escova ( cabeleireiro) oferecidos à população apodiense pelo Centro de Referencia da Assistência Social - CRAS, via Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. O curso foi realizado através da parceria Prefeitura de Apodi e SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. A diplomação das jovens aconteceu no auditório do Centro de Apoio do Idoso de Apodi e contou com a presença dos concluintes do curso acompanhados dos seus familiares.
A solenidade ainda contou com a presença do secretário da Juventude e Esporte, Jairo Cesar, Secretaria da Mulher e Igualdade Racial, Itamara Sena, e da secretaria de Educação, professora, Raimunda Freire que estava representando a prefeita da cidade, professora Maria Goreti da Silveira Pinto, coordenadores do CRAS de Soledade, Marcilio Reginaldo, Cras de Apodi, Ismael Simão, Edvar Mendes do Centro do Idoso, dentre varias outras autoridades do município. O representando do SESI Secção de Mossoró, gerente, Glauco Carvalho, a professora do curso Macia Lopes e Dilene Dantas do SENAI.
Segundo o Secretário da Assistência e Desenvolvimento Social, Antonio Laete Oliveira, foi mais um momento importante da atual gestão enaltecendo as parcerias que possibilitaram a capacitação de alunos para o referido curso. “Estamos felizes hoje ao concluir mais uma etapa de muitas outras que virá”. Com as diplomações de vocês com essa importante capacitação estaremos gerando renda em nosso município. É importante lembrar que essas parcerias têm acontecido devido ao apoio que tenho recebido da prefeita Goreti e de parceiros como o SESI, SENAC E SENAI, que têm disponibilizados seus técnicos para que possamos capacitar pessoas que irão trabalhar e buscar melhorar a sua renda familiar. “Tenho certeza que esse é o melhor caminho” destacou o secretário Laete Oliveira. Todas as 20 novas cabeleiras de Apodi receberam da Prefeitura um kit com todos os produtos para as profissionais ingressarem na nova profissão.