A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e
da Assistência Social-SETHAS, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento
Social e Combate à Fome-MDS, promoveu, durante toda a manhã desta terça-feira
(29), a 1ª Oficina para a Capacitação dos Profissionais das Equipes Volantes
dos Centros de Referência de Assistência
Social-CRAS. Profissionais da área social dos municípios de Angicos, Apodi, Baraúna,
Macau, Pedro Avelino, São Tomé, Upanema e Santana do Matos participaram do
treinamento, realizado no auditório da SETHAS, no Centro Administrativo, em
Natal. Os municípios foram selecionados pelo MDS.
O objetivo é habilitar as equipes volantes para a
prestação dos serviços da proteção social básica no território de abrangência
dos CRAS e para atendimento às famílias que residem em local de difícil acesso
ou estão dispersas na região, mesmo já tendo sido referenciadas pelos CRAS.
Na prática esta é uma das ações dos programas
Brasil sem Miséria, do governo federal, e RN Mais Justo, do Governo do Estado,
na busca ativa das famílias que vivem em situação de extrema pobreza no
território potiguar para inseri-las no cadastro único da Assistência Social e
garantir-lhes acesso às políticas sociais e aos serviços públicos.
ATUAÇÃO DAS EQUIPES VOLANTES
Equipes volantes consistem em equipes adicionais
que integram os Centros de Referência de Assistência Social-CRAS com o objetivo
de prestar serviços nos territórios de abrangência destes Centros. O trabalho
consiste em alcançar as famílias que vivem em locais de difícil acesso,
distantes destas unidades (CRAS) ou estão dispersas no território. São as
equipes as responsáveis por incluir as famílias no Cadastro Único da Assistência
Social, realizar os encaminhamentos necessários para o acesso à renda (Bolsa
Família ou Benefício de Prestação Continuada-BPC) e aos serviços da Proteção
Básica ou Especial.
Atuam, especialmente, em territórios de baixa
densidade demográfica ou com dispersão populacional, como áreas rurais,
comunidades indígenas, quilombolas, calhas de rios, assentamentos, entre
outros. A formação das equipes se aplica a municípios com, pelo menos, um
Centro de Referência de Assistência Social. A sua composição observa o disposto
na legislação do SUAS – o Sistema Único da Assistência Social – que é a
presença de dois técnicos de nível superior (um assistente social e,
preferencialmente, um psicólogo) e dois técnicos de nível médio.
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