sábado, 29 de janeiro de 2011

CRAS - Espaço para acessar os direitos


Há alguns anos, a população que necessitava da assistência social não tinha um equipamento público para solicitar os direitos garantidos na Constituição de 1988. Muitas vezes, para ter acesso a serviços e benefícios, os brasileiros precisavam recorrer às Câmaras de Vereadores ou a entidades privadas, que não estavam presentes em todos os municípios. Com o Sistema Único de Assistência Social (Suas), esse cenário mudou. São mais de 9 mil centros de referência, que prestam serviços básicos e especializados de proteção social.

O Brasil, desde 2003, passou a conviver com a ampliação constante de um equipamento que é um verdadeiro espaço para acessar os direitos, como acontece com a escola e o posto de saúde. São os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que prestam serviços básicos e especiais de proteção. Atualmente, há 9.242 unidades do CRAS em todo o País, atendendo 24,5 milhões de famílias. Os recursos para o funcionamento são dos governos federal, estaduais e municipais. O Municipio de Apodi conta atualmente com duas unidades do CRAS, sendo um na zona urbana na rua Luiz Jacinto Bairro Lagoa Seca e outro na zona rural no distrito de Solidade.
Os CRAS promovem em todo Brasil mais de 40 mil atividades semanasis, no municipio de apodi são promovidas por ano aproximadamente em cada unidade do CRAS 50 atividades, entre elas palestras educativas,encontros,grupos de convivencias,atividades culturais e recreativas e outras. Acolhimento e inclusão - Nos Cras, são desenvolvidos trabalhos de acolhimento, acompanhamento e inserção em serviços socioeducativas e de convivência, como o Projovem Adolescente. Também é feito o cadastramento para os programas de transferência de renda, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A Prefeita Goreti Silveira do municipio de Apodi tem dado total apoio aos programas sociais do municipio em especial aos CRAS, isto é inclusao e cidadania.
Ana Soares - MDS.
Adapitado Ismael Simão - CRAS Apodi.

Nenhum comentário: