quarta-feira, 20 de junho de 2012

CRAS - Grupo de convivência e fortalecimento de vínculos



Todo mundo tem ou teve um problema pessoal ou familiar, ou mesmo já  sentiu a necessidade de ter alguma ajuda para viver melhor.  Para atender a essas pessoas com um pouco mais de atenção, a Prefeitura Municipal de Apodi, dispõe de um serviço especializado em atendimento  psicossocial.  O  CRAS - Centro  de Referência de Assistência Social  é essa unidade da política de assistência social do  Suas (Sistema Único de Assistência Social).  Desde o início de 2009, o  CRAS- do Bairro Lagoa Seca, criou e acompanha grupos de convivências  pais e filhos, com crianças na faixa etária de 4 a 6 anos de idade, os encontros são semanais. O GCFV (Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) tem como objetivo principal acompanhar crianças  incentivando a execução de atividades lúdicas e estimulando o desenvolvimento motor, intelectual, psicológico e social.   

 No dia 24 de maio foi realizado mais uma etapa do encontro do Grupo de convivência pais e filhos, sendo desenvolvidos  Atividades lúdicas  Teatro com Fantoches, para As famílias que estão inseridas no Grupo “Pais e filhos”;atividade desenvolvida pela equipe técnica do Cras formada pelos profissionais: Sonara (Psicóloga), Sara (psicopedagoga), Fabricia (Assistente Social), Jorgeanni (estagiária de psicologia) e Gilvaneide (estagiária de Serviço Social).  Objetivo desse encontro é Problematizar a questão dos limites vivenciada no ambiente familiar, e na escola,  possibilitando um espaço de reflexão na convivência de pais e filhos.   A equipe técnica do CRAS  executa as atividades com as crianças todas as terças e  quintas  a tarde.

O CRAS é a porta de entrada para os programas sociais, e os atendimentos têm ajudado muita gente, além de contribuir para a melhoria na qualidade de vida e geração de renda.    O  CRAS oferecem encaminhamentos para saúde, educação e  inserção nos programas de benefícios sociais, como o Bolsa Família, atendimento às pessoas idosas e com deficiência.

Por: Ismael Simão.


quinta-feira, 7 de junho de 2012

Municípios do RN aderem ao BPC Escolar



O Rio Grande do Norte é o primeiro Estado brasileiro a atingir em 100% a adesão dos municípios ao Programa BPC na Escola. O Programa BPC na Escola é destinado às pessoas com deficiência, até 18 anos, beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada, que comprovem não possuir meios de prover a sua subsistência.  "Essa segurança de renda é essencial para a melhoria das condições de vida dessas famílias, ainda assim, é preciso ampliar as condições para que as pessoas com deficiência adquiram autonomia e exercitem a cidadania", frisou o secretário de Estado do Trabalho e da Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro.
De acordo com o pareamento de dados do Censo Escola de 2010 a 2011, o Rio Grande do Norte encontra-se, atualmente, com 8.794 pessoas com deficiência beneficiária do BPC abaixo de 18 anos. Deste total, 4.477 encontra-se fora da Escola.O Governo de Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social-SETHAS, assumiu o compromisso, junto aos 167 municípios do Rio Grande do Norte, de desenvolver atividades para superação das barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência a serem inseridas na Escola.

As atividades serão realizadas através da busca ativa feita pelas equipes Volantes dos Centros de Referência de Assistência Social-CRAS de cada município, com o objetivo de promover a inserção das pessoas com deficiência abaixo de 18 anos, beneficiários do programa, na escola, a fim de que eles possam desenvolver suas potencialidades no cotidiano familiar e na sociedade, proporcionando-lhes uma vida digna e de qualidade.
 Programa BPC na Escola

O BPC na Escola é um Programa de acompanhamento e monitoramento do acesso e permanência na escola das pessoas com deficiência, beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada. O objetivo é garantir a freqüência de crianças e adolescentes de até 18 anos de idade na escola.   Para que esse trabalho seja realizado, será preciso aplicar um questionário para identificar as barreiras que impedem ou dificultam o acesso e a permanência dessas pessoas na escola. A participação em responder o questionário não prejudicará o pagamento do benefício.

Estão envolvidas no Programa BPC na Escola, as Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida e a Comissão Municipal de Direitos Humanos, que vão trabalhar conjuntamente para a inserção das crianças e adolescentes beneficiárias do BPC.    O Benefício de Prestação Continuada – BPC é um direito constitucional, regulamentado pela Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS.

Para maiores informações procure o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS da sua cidade.