sábado, 26 de fevereiro de 2011

COMDICA de Apodi lança Edital para Eleição de Conselheiro Tutelar

SAIU O EDITAL PARA ELEIÇÕES DO CONSELHO TUTELAR EM APODI.


PREFEITURA MUNICIPAL DE APODI/RN
CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
EDITAL Nº 1 – RETIFICADO
CONVOCAÇÃO DE INSCRIÇÃO PARA ESCOLHA DE MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR



O Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Apodi-RN, no uso de suas atribuições legais, torna público:

1- Que estarão abertas as inscrições para candidatos a membros do Conselho Tutelar e seus respectivos suplentes.
2- Que serão escolhidos 5(cinco) membros titulares e seus respectivos suplentes, para desempenharem suas funções como conselheiro tutelar, com mandato de 03 (três) anos.
3- As inscrições estarão abertas no período de 21 a 22 de março de 2011, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, situada a Praça São Francisco, 124, no horário de 8h às 13h.
4- A resolução contendo às exigências para inscrição e as condições dos candidatos são:
a) Reconhecida idoneidade moral, atestada através de certidões de cartório civil e criminal, e pela delegacia de polícia;
b) Ser maior de 21 anos de idade, comprovados por certidão de nascimento ou casamento;
c) Prova de residência do município, comprovado por recibo de energia elétrica, água, telefone ou atestado de residência, fornecido por autoridade policial.
d) Conclusão do Ensino Médio;
e) Reconhecida experiência de, no mínimo, dois anos no tratamento com criança e adolescente, nos últimos três anos, com carta de referência do local de trabalho;
f) Ter disponibilidade de tempo para assumir suas funções caso venha ser eleito;
g) Todos os candidatos serão submetidos à seleção, através de provas de Língua Portuguesa, Atualidades e Estatuto da Criança e do Adolescente. Somente aprovado na seleção o candidato apresentará a documentação exigida.
h) É vedada a candidatura de quem possua vínculo empregatício em outro município.
5- Documentos necessários através de Xerox:
a) Carteira de Identidade
b) Certidão de Nascimento ou Casamento;
c) Título de Eleitor
6- Calendário Eleitoral:
a) Publicação dos Candidatos – 23 a 25 de março
b) Período de impugnação – 29 a 31 de março
c) Período de Campanha – 01 a 08 de abril
d) Eleição – 09 de abril
e) Posse – 25 de abril
7- Da Campanha Eleitoral
7.1- Os candidatos deverão obedecer aos seguintes critérios:
a) É proibida a propaganda por meios de anúncios luminosos, faixas, cartazes, meios de comunicação e qualquer outra propaganda que caracterize promoção individual;

b) Não será permitida propaganda que atinja honra e reputação dos candidatos e/ou pessoas que exerçam atividades públicas;

c) Igualmente deve ser respeitada toda a legislação que se refere aos crimes contra a honra.

7.2- A denúncia de inobservância dos critérios previstos no item anterior deverá ser apresentada e devidamente comprovada, à Comissão Especial para emissão de parecer de caráter irrevogável, garantindo o direito de defesa.

Apodi, 18 de fevereiro de 2011


Patrícia Lorena Raposo
PRESIDENTE


Fonte: Diário Oficial do Estado

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011



Desde o dia 07 de fevereiro teve inicio os cursos de informatica dentro do Programa Inclusão Digital "Eu Cidadania" em parceria com o Cras Rural de Soledade Quando se fala em inclusão digital, fala-se em dar acesso à tecnologia de informação e comunicação. E, neste contexto, é importante todos os órgãos que lidam com a questão da cidadania estarem articulados. o Programa tem por objetivo preparar os usuarios do CRAS para o mercado de trabalho.

Inclusão Digital ou infoinclusão é a democratização do acesso às tecnologias da Informações, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida. "A Inclusão Digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas." Comenta o Secretario Laete Oliveira.

Entre as estratégias inclusivas estão projetos e ações que facilitam o acesso de pessoas de baixa renda às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A inclusão digital volta-se também para o desenvolvimento de tecnologias que ampliem a acessibilidade para usuários com deficiência. Dessa forma, toda a sociedade pode ter acesso a informações disponíveis na Internet, e assim produzir e disseminar conhecimento. A inclusão digital insere-se no movimento maior de inclusão social, um dos grandes objetivos compartilhados por diversos governos ao redor do mundo nas últimas décadas. Dois novos conceitos são incorporados as políticas de inclusão digital: a acessibilidade de todos às TIs (e-Accessibility), neste caso, não somente a população deficiente; e a competência de uso das tecnologias na sociedade da informação (e-Competences). O Municipio de Apodi, atraves da Administração da Prefeita Goreti está cada vez mais ampliando o prgrama de inclusão digital. O CRAS de Soledade tem um área de referencia que poderá atender a 3500 familias. hoje são estão sendo atendedas 07 turmas por semana, num total d 35 alunos, oriundos do CadUnico dos Programas Sociais do municipio: PETI, PROJOVEM, CRAS, BOLSA FAMILIA com direito aos cursos de: word, excell, digitação, internet explorer, windows entre outros programas.


GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA EM FOCO


A política de desenvolvimento social em prática pelo secretário Laete Oliveira com total apoio da Prefeita Goreti Silveira tem como principal objetivo garantir dignidade e inclusão social para todos.Através de atividades realizadas com essas finalidades, em apenas dois anos ja é grande o avanço das melhorias na vida social e econômica de pessoas que através dos cursos de capacitação profissional, ministrados por instituições de grande conceito nacional: SENAR, SENAC, SENAI E SESI em parceria com o sistema FIERN, SINDICATO RURAL, SECRETARIA DE ASSISTENCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL E PREFEITURA DE APODI, realizaram o sonho do próprio negócio e/ou entraram com mais facilidade no mercado de trabalho.Desenvolvimento social é isso, da oportunidade as pessoas para buscarem com suas próprias virtudes, a realização dos seus sonhos e a Independéncia financeira, social e moral

ASSISTÉNCIA SOCIAL EM AÇÃO


Por iniciativa do Secretário Laete Oliveira esta sendo estudado um projeto de implantação de uma casa de passagem no nosso município, hoje na sede do Núcleo de Apoio ao Idoso foi realizada uma reunião com representantes de conselhos e outras instituições sociais, na oportunidade foi apresentado as modalidades: casa de passagem ou família acolhedora, os representantes da sociedade presentes optaram por uma casa de passagem, tendo em vista apresentar melhores condições de assistência aos usuários que venha a precisar desse serviço.

Casa de passagem é uma instituição que acolherá crianças e/ou adolescentes que esteja ele, ou a família dos quais passando por um transtorno social que venha a prejudicar a vida psicossocial do indivíduo. Será integrada por uma equipe de profissionais com capacitação de nível altamente elevado por se tratar de uma questão que requer muita atenção e cuidado. Será um trabalho bem complexo, pois alem da assistência que será prestada ao indivíduo em questão, a família do mesmo também receberá a mesma atenção.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

SENAI,P.M.A e SEMDAS, ministra curso de Mecânica a Diesel para usuários do bolsa família.



APODI –Uma parceria entre a Prefeitura de Apodi e o (SENAI), esta garantindo a realização do curso de Mecânica e Motores a Diesel com jovens dos projetos sociais e usuários do bolsa família de Apodi. Segundo o secretario de Desenvolvimento e Assistência Social, Antonio Laete Oliveira, O curso vai atender a 22 jovens do Programa Bolsa Família. Eles recebem aulas gratuitamente. O curso tem duração de 160 horas/aulas. Ainda de acordo com o secretario, Laete Oliveira, o objetivo do curso é melhor o nível de desenvolvimento pessoal, visando à demanda por educação profissional, autoconhecimento e auto-aceitação do jovem e capacitação para o disputado mercado de trabalho.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

SENAC ministra curso de Gerenciamento de Loja para jovens de Apodi

QUALIFICAÇÃO

APODI – Uma parceria entre a Prefeitura de Apodi e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), esta garantindo a realização do curso de Gerenciamento de Loja com jovens dos projetos sociais de Apodi.
Ainda de acordo com o secretario, Laete Oliveira, o objetivo do curso é melhor o nível de desenvolvimento pessoal, visando à demanda por educação profissional, autoconhecimento e auto-aceitação do jovem e capacitação para o disputado mercado de trabalho.

Acompanhados da professora Cilene e do secretario Antonio Laete Oliveira, os jovens que estarão participando do curso fizeram visitas as varias empresas da cidade, principalmente a Água Mineral Cristalina do Oeste para conhecerem como funciona uma empresa. "Estamos sempre realizando cursos de profissionalização de acordo com os interesses e necessidades dos adolescentes e com as tendências do mercado de trabalho regional, objetivando a inserção do adolescente ao primeiro emprego e a elevação da renda familiar", comentou Antonio Laete Oliveira.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Apodi anuncia que até a próxima semana, mais um curso será oferecido em Apodi, trata-se do Curso de Mecânico em motores a diesel.



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. P.M.A