quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

CRAS Apresenta Resumo das Atividades Realizadas no Ano de 2010

Resumo das Atividades Realizadas no Ano de 2010

Grupo de convivência de Crianças - CRAS.
•Grupos Convivência, Resgatando Vínculos: Pais e Filhos.
•Projetos Socioculturais “Construindo Vidas na Pratica Esportiva (Capoeira)”.
•Ciclo de Palestras. ( Escolas e Comunidades).
•Fórum Municipal Antidrogas.
•Distribuição de cestas básicas.
*Confraternização natalina com os usuários do CRAS.
Ação e Cidadania.
Serviços Oferecidos
• Corte de cabelo.
* Escovas.
*Aplicação de Flúor Distribuição de Kit Odontológico.
*Emissão de identidade.
*Oficina Pedagógica.
*Estética facial.
* emissão da carteira do idoso.

Cursos de Inclusão Produtiva
REALIZADOS
* Salgados, Pizza, Corte e Escova de Cabelo, Manicure, Pedreiro, Pintor de Obras.
Cursos Em Andamento.
*Mecânica em Motores a Diesel, Injeção Eletrônica, Auto Elétrica, Gerenciamento de Loja.

Um total de 2.853 pessoas beneficiadas com as ações do CRAS

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

CRAS - Encerramento das Atividades do Ano 2010

Entrega de Kits aos Concluintes dos Cursos de Inclusão Produtiva






Jantar de Confraternização dos Usuarios do CRAS.




O Centro de Referência de Assistência Social-CRAS do Bairro Lagoa Seca, através da Secretaria municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, realizou nesta segunda feira 27, a confraternização de final de ano, para marcar o encerramento das atividades do Cras ano de 2010.

A confraternização de encerramento aconteceu nas dependências do restaurante passeio contou com a presença de 160 pessoas que foram beneficiadas com os serviços do Cras; entre os beneficiário estão famílias que fazem parte dos grupos de convivências CRAS; na oportunidade foi entregue Kits para os profissionais que concluíram cursos profissionalizantes de geração de renda e inclusão produtiva pelo CRAS. Receberam Kits os profissionais dos cursos de manicure, pedreiro e pintor de obras.

Os cursos de manicure, pedreiro e pintor de obras foram realizados graças à parceria da Prefeitura Municipal de Apodi e o Serviço Nacional da Indústria – SENAI.

O coordenador do Cras Ismael Simão fez a abertura do evento, falou da importância do CRAS para o município de Apodi. A equipe do Cras apresentou uma exposição com fotos das atividades realizada no decorrer do ano; a festa foi um momento de confraternização e integração entre os usuários.

A prefeita Goreti Silveira esteve no evento agradeceu o trabalho da equipe do CRAS e da Secretaria municipal de Desenvolvimento e Assistência Social. "A pessoa que trabalha nessa área tem que acima de tudo, trabalhar com o coração e de corpo e alma; Frizou a prefeita Goreti.

O secretário municipal de Desenvolvimento e Assistência Social Laete Oliveira, falou da importância dos programas sociais principalmente do CRAS que é a porta de entrada para os demais programas sociais, esses programas trazem qualidade de vida para as famílias beneficiadas trazendo mais cidadania para as pessoas. Disse o Secretario Laete oliveira.

Alem de coordenadores dos programas sociais estiveram presentes a solenidade o diretor do Senai Unidade de Mossoró, a secretaria de Educação Prof. Raimunda Freire,secretario de Juventude Esporte e Lazer Jairo César,secretaria da igualdade social Itamara Sena e outras autoridades da cidade.

O CRAS Lagoa seca atende aproximadamente 200 pessoas por mês, referenciado no seu território de abrangência que são 3,500 famílias, das quais mais de duas mil pessoas são beneficiadas por ano com os serviços do Centro de Referencia.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Cras Lagoa Seca Realiza Dia de Ação e Cidadania




A Prefeitura Municipal através da prefeita Goreti Silveira, da cidade de Apodi, proporcionou aos moradores dos bairros de Lagoa Seca, Baixa do Caic, Bacurau II e Conjunto Garilândia, um dia de Ação e Cidadania, realizado nesta sexta dia 17 de dezembro das 8,00 às 17,00 horas, na Escola Estadual Alvanir de Freitas Dias (Caic). A ação foi realizada na escola pelo fato da mesma esta dentro do território de abrangência do CRAS que são os Bairros de Lagoa Seca, Baixa do CAIC, Bacurau II e Conjunto Garilândia; essas comunidades estão dentro de uma área de risco e vulnerabilidade social por isso precisa de uma ação dos poderes públicos. A Lei Orgânica da Assistência Social no seu Art. 1º, prever que á Assistência Social, é um direito do cidadão e dever do estado, a Política de seguridade social não contribuitiva, prevê os mínimos sociais, realizados através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento ás necessidades básicas.
O evento, teve o objetivo de disponibilizar ações e serviços para a população atendida dentro da área de abrangência do CRAS. Ao longo de todo o dia, os moradores das comunidades citadas, tiveram acesso à emissão de documentos de Identidade, Carteira do Idoso, cortes de cabelo, escova, serviços de saúde como aplicação de flúor, alem de Oficinas educativas.
Foram 416 atendimentos nos seguintes serviços: Manicure,Corte e Escova,Limpeza facial,Emissão de documentos (identidade) 1º e 2º via., Carteira do Idoso, Oficinas educativas alem de aplicação de flúor para as crianças.

A Ação de Cidadania foi uma realização da Prefeitura Municipal de Apodi, Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, através do Centro de Referencia da Assistência Social ( CRAS ), em parceria com a Escola Estadual Alvanir de Freitas Dias (Caic). O coordenador do Cras Ismael Simão avaliou como positivo o evento visto que existe nesta área uma grande demanda pela procura destes serviços. A diretora da escola Lurdete Carlos afirmou que nunca tinha visto tanta gente na escola, e que a população destes bairros próximo a escola são muito carente destes serviços, o Secretario de Assistência Social Laete Oliveira acompanhou todo evento.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Prefeitura do Apodi oferece cursos profissionalizantes a beneficiários do Bolsa Família


Imagens Inlustrativa

Visando à qualificação profissional dos cadastrados no Programa Social Bolsa Família, a Prefeitura do Apodi através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, realizara nesse mês de dezembro quatro cursos profissionalizantes que atendera a 100 jovens do município.

Os cursos ofertados são de Manutenção de Motores a Diesel, Injeção Eletrônica, Eletricidade de Automóveis e Gerencia de Comercio. As inscrições serão realizadas após o processo licitatório que acontecera na próxima semana. Os cursos são totalmente grátis.

De acordo com a prefeita da cidade, professora, Goreti Silveira Pinto (PMDB) os cursos visam preparar a mão-de-obra apodiense para as diversas vagas hoje existentes no mercado. “Nossa administração tem trabalhado para qualificar os jovens para o disputado mercado de trabalho, depois de capacitado fica mais fácil de conquista um espaço no mercado de trabalho”, garante a prefeita.

A Prefeitura do Apodi através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio grande do Norte (SEBRAE), Mova Brasil e outras instituições, já conseguiu capacitar mais de 600 pessoas, muitos já conquistou seu espaço no disputado mercado de trabalho.

Conforme a Assessoria de Comunicação Social da municipalidade, os interessados em participar dos cursos profissionalizantes devem procurar a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS pelos telefones (84) 3333:3561 ou 9622:1011 no horário de expediente.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL (84) 91915771

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Cras - Espaço Social e Cidadania


Interação Social

Curso de Corte de Cabelo e Escova
Curso de Pedreiro e Pintor de parede
Palestra para Pais e Professores
Palestra para Alunos
Curso de Pizza e Salgados
Curso de Tapete Artezanal no CRAS

Casamento Coletivo Reunindo 10 Casais

O QUE É O CRAS?

È uma unidade pública estatal descentralizada, localizada em áreas de maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias. È o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica. Constitui espaço de concretização dos direitos socioassistenciais nos territórios, materializando a política de assistência social.

Atua na zona urbana com o Cras Lagoa Seca e na zona rural do município com o CRAS Distrito de Soledade,atende de maneira integral as famílias, oferece cursos de geração de renda, atendimentos multidisciplinares de psicologia social comunitária e serviço social, visitas domiciliares,grupos de convivência e produção. O objetivo é resgatar a cidadania, autonomia e emancipação das famílias de maneira integral.

Os CRAS, também conhecidos como Casas da Família, são coordenados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SEMDAS). São mantidos com repasse federal e contrapartida da Prefeitura Municipal de Apodi. A prefeita goreti tem dado total apoio aos programas sociais do município. A equipe do CRAS é composta de um coordenador, dois assistentes sociais, um psicólogo e pessoal de apoio. O atendimento ao público acontece das 7h30 às 17h30, de segunda-feira à sexta-feira, as famílias carentes. O Cras do bairro de Lagoas Seca esta em um território referencial de 3,500 Famílias.

Cras

QUAL SEU OBJETIVO?

Os serviços desenvolvidos nos CRAS têm por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

A QUEM SE DESTINA?

Famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer situação de vulnerabilidade e risco social residentes nos territórios de abrangência dos CRAS em situação especial:

  • famílias beneficiarias de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais;
  • famílias que atendem os critérios de elegibilidade a tais programas ou benefícios, mas que ainda não foram contempladas;
  • famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de dificuldades vivenciadas por algum de seus membros; Pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivem situações de vulnerabilidade e risco social.

Os CRAS, também conhecidos como Casas da Família, são coordenados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SEMDAS). Os CRAS são a porta de entrada para a adesão aos programas e projetos desenvolvidos e coordenados pelos órgãos municipal. São mantidos com repasse federal e contrapartida da Prefeitura Municipal de Apodi. A prefeita goreti tem dado total apoio aos programas sociais do município.

ENDEREÇOS DOS CRAS:

Urbano - Apodi:

Endereço:Rua Luiz Jacinto fr Oliveira, 289, Bairro Lagoa Seca .

Cras Rural.

RUA CAJARANA, 218 - SOLEDADE / APODI - RN
crassoledade@yahoo.com.br


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Cras. Realizou o III e ultimo encontro do grupo pais e filhos.






Nesta sexta 03/12 foi realizado o III e ultimo encontro do grupo pais e filhos. “ Durante a tarde a parti da 14;30 horas, teve inicio o acolhimento das mães e crianças pela Assistente Social Fabricia Karen e a Psicopedagoga Suely Veríssimo juntamente com o coordenador do CRAS Ismael Simão. No encontro foi desenvolvido a seguinte Temática: Oficina de Arte; Símbolos Natalinos; Utilizando garrafa Pet. O principal objetivo do encontro foi facilitar a interação entre pais e filhos alem de desenvolver as habilidades motoras dos participantes; trabalhar a importância da reciclagem de matérias de fácil acesso através de uma forma criativa e lúdica. No final do encontro ao participantes ficaram alegres com o que tinham produzido, uma ave de natal confeccionada com garrafas de refrigerantes, o encontro teve enceramento as 18:00 horas.

O Grupo de Convivência de crianças foi criado em 2009 para atender às crianças que apresenta alguns distúrbios Psicopedagógicos. O “Grupo de Convivência pais e filhos” surgiu a partir da constatação da necessidade de interação social entre pais e filhos. Nos encontro são desenvolvidas atividades sociais, de lazer e cultural, com o objetivo de convivência, auto conhecimento, integração e socialização das famílias. Os participantes do grupo compartilha alegrias, afeto, amor,conhecimentos, trabalham sua auto-estima, a satisfação e alegria de poder estar com as outras pessoas em um espaço social, no qual podem realizar diversas atividades e ao mesmo tempo conversar, sorrir, dançar, desenvolver habilidades e competências, fortalecer laços e fazer novas amizades. O Secretario de Desenvolvimento e Assistência Social, Laete Oliveira esteve presente no evento.

CRAS, Secretaria de Assistência Social e Prefeitura do Apodi realizara novos cursos de Inclusão Produtiva

Desde que foi inaugurado em 2007,o Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, localizado na Rua Luiz Jacinto 289 Bairro Lagoa Seca; está beneficiando a população carente com diversos serviços, destaque para os cursos de Inclusão Produtiva, que tem profissionalizado varias pessoas usuárias do programa Bolsa Família,. Os curso são realizados em parceria SENAI e Prefeitura Municipal de Apodi por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social com recursos do IGD; os cursos são referenciados no cras pelo fato do Cras esta localizado em áreas de vulnerabilidade social onde se encontra varias famílias com baixa escolaridade e sem formação profissional.

O CRAS do Apodi atende famílias cadastradas que fazem parte da área de abrangência composta pelos bairros Lagoa Seca, Baixa do Caic e Bacurau II e Conjunto Garilandia. Este ano já foram inseridos no mercado vários profissionais que se capacitarão por meio dos cursos de inclusão produtiva, entre os cursos realizados estão o de doces e salgados,Eletricista industrial e residencial,corte e escova de cabelo,manicure e pedicure,pedreiro e pintor de parede.

Novos Cursos.

Auto Elétrica

Morores a Diesel
Desde sexta feira dia três de dezembro estão aberta às inscrições Para os cursos de mecânica de motores a Diesel, injeção eletrônica, gerencia de loja e auto elétrica. “Os cursos são ministrados pelo SENAI que são referência em termo de certificado. Isso faz com que os inscritos possam ter a oportunidade de se qualificarem, coisa que muitas vezes se torna difícil por se tratar de cursos caros e oferecidos apenas nos grandes centros. A procura está sendo grande devido á qualidade dos cursos”, afirmou Ismael Simão, coordenador do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS.

Laete Oliveira Secretario de Desenvolvimento e Assistência Social, disse que a proposta do CRAS é, além de profissionalizar, fazer o acompanhamento de famílias, levando mais serviços para população carente. A prefeita Goreti tem nos dado muito apoio no trabalho desenvolvido pelos programas sociais do município, afirmou o Secretario Laete Oliveira.

Gerencia de Loja

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Cras em parceria com Escola Caic Realizam Fórum.

O Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS), em parceria com a Escola Estadual Professora Alvanir de Freitas Dias realizaram terça feira 30 de novembro Fórum Antidrogas. O coordenador do CRAS Ismael Simão abriu oficialmente o Fórum que acontece no auditório da Escola. O evento reuniu professores, alunos, pais e a comunidade.


O Centro de Referencia da Assistência Social esta localizado em uma área de risco e vulnerabilidade social onde há uma grande incidência de famílias que enfrenta situações tais como desemprego, baixo nível de escolaridade, gravidez na adolescência, drogadição dentre outros. Nas reuniões da escola e da comunidade em palestras e eventos, observamos a necessidade de realizamos este Fórum, com objetivo de informar, conscientizar e sensibilizar a todos sobre a problemática da questão do uso e abuso de drogas, buscando ações de prevenção, não sendo este problema apenas um caso de policia, mas sim toda sociedade.

Cabo Claudio Oliveira 3º Copanhia de Policia

Lurdete Carlos Diretora da Escola CAIC

Entiveram representantes de varias instituiçoes, Marcilio Reginaldo coordanador do selo Unicef para Apodi,Itala Sena representando a prefeita Goreti Silveirao e o centro de saude,Josinaldo Cardoso representando a Maternidade Claudina Pinto,Cabo Antonio Claudio de Oliveira representando o Capitão Brilhante e a 3º Companhia de Policia de Apodi,representates do Creas,Centro do Idoso e outras instituições.
Fabricia Karem Assistente Social CRAS.

De acordo com o Secretário de Ação Social Laete Oliveira, o fórum prepara multiplicadores para o enfretamento das drogas no município. “A importância deste fórum é a conscientização e a busca de ferramentas de trabalho por parte da sociedade e dos órgãos competentes para este problema que atingem a sociedade. Vamos Trabalhar a questão da vulnerabilidade e retirar deste encontro as temáticas para se trabalhar depois nas escolas e com as famílias”. Explicou o Secretário.
Após os debates foi discutida uma agenda de ações para o enfretamento das drogas no município.

Segue a programação do Fórum.

9:00 Abertura e composição da mesa

9:30 - 1º Temática: Drogadição: Família e Escola. Ministrante: Fabricia Karen _ Assistente social

10:30 _ 2º Temática: Algumas estáticas sobre combate ao uso e abuso de drogas no Município de Apodi . Palestrante: Cabo da 3º Companhia de Policia Militar de Apodi, o Senhor Antonio Cláudio de Oliveira

11:00 – 3º Temática: Drogas e suas conseqüências físicas e psicológicas Palestrante: Educador Físico do CAPS, Alinaldo Kenio Gomes, representando toda a equipe do CAPS.

15:00 – Apresentação de um vídeo feito pelo Profissão Reporte da Rede Globo. Que relata a triste realidade do submundo das Drogas, no Estado de São Paulo – SP

14:00 – Formação de Grupos para criação da agenda com desafios e ações para o enfrentamento do uso e abuso de substancias licitas e ilícitas no Município de Apodi e nas áreas mas vulneráveis.

17:00: Encerramento