sábado, 17 de abril de 2010

Lançado Mais Uma Ediçao do ProJovem Adolecente Em Apodi


APODI – A Prefeitura de Apodi lançou oficialmente nessa sexta-feira 16 as 08:00hs, na Casa de Cultura Popular de Apodi escritor Walter de Brito Guerra, o Pró-jovem Adolescente. O evento reuniu autoridades municipais, alunos inscritos no programa e seus familiares. O evento foi aberto pela coordenadora do Pró-jovem em Apodi, assistente social, Kenia Ferreira, que apresentara aos presentes um resumo do que é o programa e seus objetivos.
Executado a partir de uma parceria dos Governos Municipal e Federal, o programa atende jovens entre 15 e 17 anos de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família e egressos de outros programas governamentais (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Serviço Sentinela). Em Apodi participaram do programa mais de 250 jovens matriculados, divididos em coletivos, denominação utilizada para os grupos de até 25 pessoas.
Dentre as varias atividades desenvolvidas pelo programa estão realização de oficinas de educação física e artística, cinema, dança, inclusão digital, teatro e noções básicas para o mercado de trabalho.
O conteúdo das oficinas não é profissionalizante. O objetivo é social, promovendo a integração e o atendimento das expectativas dos jovens. Na opinião do secretario de Assistência e Desenvolvimento Social, Antonio Laete Oliveira de Souza, a família que quer um jovem cidadão, comprometido com bons valores, deve procurar o programa Projovem Adolescente. O secretario Laete Oliveira falou do apoio que
a prefeita Goreti Silveira Pinto tem dado prioridade às ações de cunho social e educacional e sempre tem contado aos estudantes apodienses como a educação transformou sua vida e destacou o quanto ela é importante e deve ser valorizada.
“Por onde passei dando aula tinha sempre uma afirmativa: nunca vi ninguém dizer que se arrependeu de ter estudado. Mas já encontrei muita gente arrependida de ter parado ou triste por não ter tido essa oportunidade que vocês estão tendo. Com o Pró-jovem as portas vão se abrir.”, disse a prefeita.
Pró-jovem – O Pró-jovem é um programa do governo federal, realizado em parceria com o município. O projeto visa complementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
O Projovem Adolescente - Serviço Socioeducativo destina-se aos jovens: pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF); egressos de medida socioeducativa de internação ou em cumprimento de outras medidas socioeducativas em meio aberto, conforme disposto na Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Os jovens são organizados em grupos de 15 a 30 integrantes, denominados coletivos, sob a responsabilidade de um orientador social. O serviço poderá ser ofertado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou deverá estar a ele referenciado.
O técnico de referência do CRAS é responsável por assessorar o orientador social e por realizar o acompanhamento das famílias dos jovens do Projovem Adolescente por meio do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF).

Secretaria de Desenvolvimento Social oferece cursos de qualificação.


APODI – A Prefeitura do Apodi vem desenvolvendo vários projetos que visam à inclusão social e a melhoria de vida da população mais necessitada do município, e tem investido na qualificação da população para garantir mais cidadania para os apodienses.
Os beneficiários do Programa de Transferência de Renda Bolsa-Família que moram em Apodi vão ser beneficiado com uma parceria da Prefeitura via Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social com o Governo Federal pra a realização cursos de qualificação ministrados pelo O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI.Segundo o secretario de Assistência e Desenvolvimento Social, Antonio Laete Oliveira, os cursos oferecidos são de Pizza e Salgados, Artesanatos em Palha de Carnaúba, Educação Ambiental, vão ter a duração de 40 e 80horas/aula, respectivamente por turma.
As inscrições podem ser feitas no Núcleo de Apoio ao Idoso na Rua Antonio Lopes Filho, das 08:00 as 11:00 e 15:00 as 17:00 com a documentação CPF/RG/NIS e Comprovante de residência. A Prefeitura do Apodi já ofereceu vários outros cursos de capacitação a população apodiense em varias áreas.
O ultimo foi de formação de vários eletricistas residência e industrial. “Nosso maior objetivo é a capacitação profissional dos nossos jovens para inserção dos mesmos, no mercado de trabalho”, comentou a prefeita Goreti Silveira Pinto.A maioria dos cursos realizados pela municipalidade tem atendido a pessoas inscritas no Programa Bolsa-Família.
A escolaridade exigida na maioria das vezes é o Ensino Fundamental.A prefeita Goreti Pinto anunciou que entregara os certificados dos cursos de capacitação no dia 01 de maio, data em, que é comemorada o Dia do Trabalho. A solenidade acontecera durante a programação da 3ª Feira de Negócios de Apodi e Médio Oeste que acontecera em Apodi.